Blog

Energia solar fotovoltaica e térmica.

Entenda a diferença entre energia solar fotovoltaica e térmica

A diferença central entre a energia solar fotovoltaica e a térmica solar pode ser encontrada em seus princípios de trabalho.

A energia solar fotovoltaica é produzida pela conversão direta de raios solares em eletricidade. Os painéis fotovoltaicos, geralmente instalados em telhados ou mesmo no solo, são compostos por um material semicondutor de energia, normalmente o silício.

O sistema fotovoltaico não exige um ambiente com alta radiação para funcionar. No entanto, a quantidade de energia produzida depende da quantidade de nuvens no céu, ou seja, quanto menos nuvens houver, maior será a produção de eletricidade. As placas fotovoltaicas podem ser utilizadas para geração de energia elétrica em casas, empresas, comércios, indústrias e até mesmo no agronegócio. 

A energia produzida pelos painéis fotovoltaicos pode ser utilizada para fazer funcionar qualquer equipamento, como televisão, geladeira, freezer, máquina de lavar roupa, lâmpadas, ar-condicionado e maquinários, entre outros.

Já a energia solar térmica oferece o aquecimento para o seu imóvel, mas não produz eletricidade. Ela é uma das formas mais sustentáveis de aquecer a água, seja para o banho, piscinas ou para processos industriais.

O funcionamento da energia térmica se dá por meio de coletores ou tubos a vácuo, que contêm fluidos (como água ou óleo), que captam os raios solares e transformam a radiação em calor, aquecendo a água a ser utilizada.

O sistema pode ser muito útil para as empresas que precisam utilizar água quente em algum processo industrial, já que ela realiza esse trabalho causando menos poluição e trazendo mais economia. Os aquecedores solares térmicos possuem também ou uma resistência elétrica ou um aquecedor a gás para auxiliar a atingir a temperatura ideal da água e são capazes de reduzir em até 80% o consumo de energia relativo ao aquecimento da água.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Veja Mais

Copyright © 2021 | Todos Os Direitos Reservados