Sistema on grid e off grid: entenda a diferença agora!
Saber qual é a diferença entre um sistema on grid e off grid de energia solar é algo bem importante na hora de adotar esse tipo de gerador de energia elétrica.
De uma maneira bem resumida: são sistemas geradores de energia elétrica que armazenam de formas diferentes a energia produzida através da luz solar.
Alguns fatores como custos, capacidade de produção e o projeto a ser desenvolvido mudam de acordo com cada sistema. A seguir vamos contar um pouco sobre tudo isso.
Sistema on grid
O sistema on grid é utilizado onde há conexão com a rede da concessionária, por exemplo o meio urbano. Pode ser instalado em residências e empresas de todos os tamanhos. A principal vantagem no Brasil desse sistema é a compensação de energia elétrica, já regulamentada por lei.
- A energia elétrica gerada é usada pelo próprio imóvel e a sobra é enviada à concessionária, que concede créditos ao consumidor, como força de compensação pela geração de energia;
- Os créditos são convertidos na conta de luz e podem ser utilizados em até 60 meses, em períodos de chuvas e nublados, o consumidor irá pegar energia elétrica da rede comum e pagará nada ou muito menos;
- É possível transferir o crédito para outro imóvel, desde que esteja registrado no mesmo CPF;
- Os créditos podem ser utilizados durante a noite ou em momentos em que a demanda de energia do imóvel seja maior do que a produzida pelo sistema, por exemplo o uso de ar condicionado no verão.
Sistema off grid
O sistema off grid é totalmente autônomo, ou seja, não é integrado à rede “pública” de energia elétrica. Ele é ideal para locais distantes da rede ou sem acesso à distribuição de energia, como áreas rurais, tanto em ambientes produtivos como residenciais.
A energia produzida é armazenada em baterias, garantindo o fornecimento durante a noite ou em períodos sem geração ou com variação na produção de energia, como pode ocorrer em dias nublados. Assim, dá total autonomia energética à propriedade.
Devido a sua característica autônoma, o sistema, muitas vezes, é utilizado em construções públicas ou que não possam ter sua energia interrompida sem perdas, em hospitais o combo de energia solar off grid e gerador de emergência funcionariam como complementos de proteção.
Outros exemplos de uso comum são:
- Sistemas de monitoramento veicular 24h para transportadoras de cargas;
- Rádios outdoor para provedores de internet, Wi-Fi público;
- Veículos recreativos, como os food trucks;
- Câmeras e equipamentos de monitoramento e segurança em locais como praças, ruas e fazendas, que necessitam de autonomia energética para não sofrer apagão de imagem.
Percebe-se, portanto, que a maior diferença entre os sistemas on-grid e off -grid está na maneira como armazenam energia excedente, além da fonte de energia alternativa em casos de baixa produção de energia solar.
Enquanto o sistema on-grid depende da rede de distribuição, que fornece créditos pela energia excedente, o off-grid utiliza-se de baterias para manter o uso de equipamentos elétricos mesmo em períodos de menor produção.