Blog

O papel da energia solar para as empresas.

ESG: o papel da energia solar para as empresas.

Muito se discute sobre o ESG – Environmental, Social and Governance – e a sua finalidade no âmbito administrativo das grandes empresas. Já é confirmado por diversas fontes que empresas que se dedicam nessa agenda têm sido mais atrativas para investidores. 

Essa preferência acaba ocorrendo pela organização e pelo preparo necessário dentro de um ambiente empresarial para ter uma boa agenda ESG, demonstrando para investidores que a empresa em questão é uma empresa preocupada com o meio ambiente, questões sociais e de governança.

O ESG é representado por práticas que têm o objetivo em comum de conscientizar e posicionar uma empresa nas questões sustentáveis e socioambientais, além de determinar as suas capacidades administrativas.

É um termo proveniente de uma sigla em inglês que tem como formação as 3 áreas que determinam a sua agenda: Environmental (meio ambiente), Social (questões sociais) e Governance (questões de governança). Esses fatores determinantes são utilizados como critérios para analisar a perspectiva de negócio de uma empresa, além dos seus resultados financeiros.

Por isso, hoje viemos destacar que o papel da energia solar no ESG transformou-se em uma oportunidade única de investimento e desenvolvimento sustentável. Uma fonte de energia renovável, competitiva, de baixo custo e baixa manutenção e que não agride a natureza durante o seu funcionamento.

A geração de energia fotovoltaica é a fonte de energia renovável que mais apresenta crescimento, liderando o setor global em novas usinas de geração de energia elétrica implementadas desde 2019. Em solo brasileiro, que possui um dos melhores recursos solares do mundo (ou seja, um país que conta com uma boa quantidade de sol durante o ano), esses números são ainda mais interessantes e atraentes. 

Há a possibilidade de instalação de sistemas fotovoltaicos em vastas áreas territoriais desocupadas, assim como telhados, garagens e usinas solares, que também podem ser preparados para receber a tecnologia e gerar energia. A capacidade de geração de energia solar continua em crescimento no Brasil, ultrapassando os 15 GW em potência no solo nacional, superando a potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu.

Além das práticas sustentáveis, o papel da energia solar no ESG também contribui com o princípio social da causa, uma vez que é reconhecida pela capacidade de gerar empregos. A produção de energia fotovoltaica já é responsável por cerca de um terço de todos os empregos envolvendo geração de energia renovável ao redor do mundo, que ultrapassam a marca de 11 milhões de empregos na sua totalidade. Só no Brasil já foram criados mais de 56 mil empregos, atraindo cerca de R$ 8,6 bilhões em investimentos nessa área.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Veja Mais

Copyright © 2021 | Todos Os Direitos Reservados